Recursos

Abandono Escolar Precoce
O Centro Europeu Desenvolvimento e Formação Profissional (Cedefop) disponibiliza um kit de recursos educativos contra o abandono escolar precoce Cedefop
Veja o exemplo da prática de uma escola de Matosinhos http://www.cedefop.europa.eu/en/toolkits/vet-toolkit-tackling-early-leaving/identify

Ainda estou a aprender
Plataforma educativa interativa de acesso livre que tem como finalidade principal apoiar a aquisição da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam Dificuldades na Aprendizagem da Leitura (DAL)

Auto-regulação da aprendizagem no Pré-escolar e 1.ºCiclo
Os Sarilhos do Amarelo. O uso da narrativa como um meio para promover os processos de auto-regulação da aprendizagem, através de um conjunto de propostas para trabalhar na escola e/ou em casa estratégias de aprendizagem que são transversais ao aprender.

Educação Sexual na Escola
É Professor/a? Quer trabalhar na área da Educação Sexual?
Comece por se documentar acerca do que é efetivamente a educação sexual na escola.

Educar para a Cidadania - Manual de Jogos Pedagógicos
Com este manual pretende-se divulgar alguns jogos pedagógicos que podem ser usados pelos professores, junto dos jovens. Os temas abordados inserem-se em áreas transversais de educação para a cidadania, subdivididos em 3 temáticas: • Educação para a democracia e direitos humanos • Educação para a saúde e sexualidade • Educação para a igualdade de género e prevenção da violência.

Enfrentando TENTAÇÕES
Estratégias de Autorregulação na Promoção dos Comportamentos Saudáveis dos  Adolescentes

Os 20 princípios mais importantes da psicologia para o ensino e a aprendizagem, desde o pré-escolar ao secundário. 

Falar, ler e escrever - Propostas para o jardim de infância
Este livro apresenta um conjunto de estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento da linguagem e a descoberta da leitura e da escrita enquanto meios de comunicação e de acesso ao conhecimento fundamentais para a construção sólida dos pilares da literacia nas crianças em idade pré-escolar.

Gender ABC
O Gender ABC é um programa educacional internacional com a duração de dois anos, implementado em quatro países da União Europeia, direcionado a estudantes dos 6 aos 18 anos de idade, que explora e desafia normas sociais negativas que conduzem à violência de género. Os objetivos são: explorar e desafiar as atitudes das crianças e jovens em relação aos estereótipos de género; Desafiar as atitudes das crianças e jovens em relação às normas sociais que reforçam a violência de género; Sensibilizar sobre estas questões nas escolas, famílias e comunidades.

Inovar na sala de aula
Cada vez mais professores inovam nos métodos de ensino. Veja-se o exemplo das 2 855 inovações catalogadas pelos investigadores do Centre for Universal Education. Para saber mais sobre estratégias de inovação na sala de aula, e acesso a outros recursos educativos, conheça o Projeto Projeto Edulog da Fundação Belmiro de Azevedo.

Khan Academy
Proporcionar uma educação gratuita e de alta qualidade a qualquer pessoa, esteja onde estiver, sobre conteúdos de matemática. Possibilita o registo como aluno, pai ou professor.

LEMA
Site para ajudar os Professores, incluindo os de Educação Especial, para trabalhar a Matemática nas crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA).

Manual Crianças e Jovens vítimas de violência (s)

Paralisia Cerebral: guidelines para pais e educadores
O manual “Paralisia Cerebral: guidelines para pais e educadores” surge no âmbito do Projeto InclusivaMENTE da APCB, nascido ao abrigo do concurso Educação Especial do ano 2015 promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Para mais informações Associação de Paralisia Cerebral de Braga

PHDA -Guia para professores
Guia de ajuda a professores com, com estratégias para alunos diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade e défice de Atenção

Potenciar o pensamento critico e criativo em contexto escolar
Como potenciar o pensamento crítico e criativo em contexto escolar?

Prevenir a violência - Emoções, Relações e Complicações

Programa 4D
O 4D é um programa de prevenção universal que procura prevenir o envolvimento em comportamentos de risco e promover comportamentos saudáveis.
Inclui um kit de prevenção para o 9º ano de escolaridade composto por 4 manuais de apoio (relacionamentos saudáveis; crescimento e sexualidade saudáveis; consumo e abuso de substância; Igualdade de género), que inclui a descrição das atividades de cada uma das sessões e diretrizes para a utilização dos recursos de vídeo. 

Programa Prevenção Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais
O objetivo geral do Trilhos enquadra-se nos objetivos gerais da prevenção dos comportamentos aditivos e das dependências, que se têm centrado em diminuir o uso e abuso de drogas e/ou retardar o início destes consumos. O Trilhos foi planeado para ser implementado pelos professores junto dos seus alunos do 3º ciclo.

ReRisco
Manual que fala da abordagem técnico-pedagógica, estabelecendo a ponte necessária entre a comunidade e a escola, objetivo primordial no contexto da Educação para a Cidadania, e constitui- -se como um guia orientador do desenvolvimento da Educação para o Risco nos diversos espaços escolares.

Sobredotação - Guia para professores
Cabe à escola estar mais atenta às capacidades superiores de alguns dos seus alunos, passando a reconhecê-las, a conviver com elas e a considerá-las nas suas práticas educativas.