Ofertas Educativas

Pontos de tomada de Decisão após 9º ano


O processo de tomada de decisão relativa  à escolha da área de prosseguimento de estudos , é um processo que se afigura mais complexo em tempos de incerteza como os que vivemos.
É um processo em que cada pessoa necessita aprofundar conhecimentos acerca de si próprio no Âmbito das experiências pessoais, interesses, capacidades, valores e estilo de vida; importa também analisar as alternativas existentes - oportunidades e limitações - explorando as diferentes vias de formação académica e profissional, procurando conhecer adequadamente os tipos de profissões e estrutura do mundo do trabalho.
Globalmente existem duas grandes vias de prosseguimento de estudos após o 9º ano de escolaridade: Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais.


                        



Cursos Científico-Humanísticos
Os  cursos científico-humanísticos, dividem-se em quatro grandes áreas: Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais.
Estes cursos constituem uma oferta educativa predominantemente orientada para o prosseguimento de estudos após o 12º ano, nomeadamente em cursos técnicos superiores (CTESP) ou de nível superior (UNIVERSITÁRIO  ou POLITÉCNICO).

(Para mais informação sobre o acesso ao Ensino Superior consultar o site da Direção Geral do Ensino Superior aqui )


Cursos Profissionais / Cursos do Ensino Artístico / Aprendizagem

Estas alternativas de prosseguimento de estudos são percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo do trabalho. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, proporcionando a qualificação profissional de nível 4, e possibilita em todos os casos, o prosseguimento estudos pós 12º ano.

Relativamente à oferta da Escola Secundária D. Pedro V podes consultar aqui toda a oferta

Ver mais info no Portal da Oferta Formativa ou no site de formação do IEFP aqui







Destacamos ainda a plataforma Design the Future, que é uma  plataforma de exploração vocacional para te ajudar a descobrir a tua profissão. Aqui vais encontrar toda a informação que necessitas para construíres a tua carreira. Vídeos com testemunhos sobre profissões, guias com a descrição da oferta formativa disponível, guias com atividades de autoconhecimento, e muito mais.